Chia

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Seu efeito mucilaginoso ( absorver e reter quantidade significativa de água, como um emulsificante), devido à alta concentração de fibras (4,5 gramas em uma colher de sopa)    torna a chia interessante para quem busca emagrecer, posto que pode intensificar a sensação de saciedade. 

A Chia contém proteína (2,2 gramas em uma colher de sopa – quase o dobro da quinua, famosa por ser um vegetal rico nesse nutriente), além de doses substanciosas de antioxidantes e ômega 3 (o triplo do salmão).

Diminuir a gordura corporal e reduzir o colesterol ruim são outros benefícios comprovados pela ciência.

chia 1Chia, é uma planta herbácea da família das lamiáceas.

Importância nutricional da semente de chia :

  • Ômega 3: A semente da chia é uma das mais ricas fontes conhecidas (tanto entre as vegetais quanto entre as animais) 
  • Cálcio: cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca.
  • Magnésio: 100 gramas da semente de chia pode conter o mesmo que 200g do mineral presente em nozes ou 1,6 kg de brócolis, por si só considerados alimentos ricos no nutriente.
  • Manganês e fósforo: 100 gramas de chia contêm 108% do manganês e 95% do fósforo demandados por um adulto numa dieta de 2.000 calorias/dia. 
  • Proteínas: 15% da composição da chia é proteica, sendo seus aminoácidos, em conjunto, formadores de alto valor biológico. Apenas 28 gramas da semente fornecem 9% da proteína que um adulto precisa, em média.
  • Fibras: a alta concentração de fibras alimentares (38 gramas a cada 100) faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão.
  • Antioxidantes: a presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico presentes provêm à chia efeito antioxidante comparável ao que apresenta o Trolox, antioxidante comercial da Hoffmann–La Roche.
  • Como consumir: crua, inteira ou triturada. No iogurte, na fruta, na salada, na sopa. Batida no suco ou acrescentada na receita de pães, bolos e biscoitos. Tem sabor adocicado.

    Dose diária: de 1 a 2 colheres de sopa (80 calorias cada uma).

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