Amaranto

download (1) Ele é um pseudo-cereal, assim com a quinua e o trigo sarraceno, não precisam necessariamente ser gramíneas, mas têm utilizações e propriedades alimentares similares aos demais cereais.

É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.

Não contém glúten, sendo uma excelente opção para os celíacos (pessoas com intolerância ao glúten). Quase não tem gosto, o que é muito bom, pois a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações.

amaranto 2Apesar de ter arbustos de até 2 m de altura, o grão do amaranto tem pouco mais de 1 mm.

Uma outra propriedade  do cereal é a grande concentração de esqualeno, uma substância que possui ação antioxidante que combate os radicais livres. Previne a desnutrição, devido às suas propriedades nutricionais e o excesso de peso, pelo fato de promover saciedade.

 Atualmente é mais encontrado em flocos naturais, semelhante aos flocos de aveia, podendo ser consumido com iogurte, frutas, vitaminas, sopas, bolos, doces.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s