METABOLISMO

— O metabolismo é o conjunto de reações que acontecem no nosso organismo para a manutenção da vida. Quando está lento, o corpo gasta menos calorias, facilitando o acúmulo de gordura — explica o endocrinologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Daniel Benchimol.

A taxa de queima é medida em MET (queima de calorias por quilo, por minuto). Uma pessoa em repouso queima um MET. Durante a caminhada, 2,5. Nadando, cinco, e correndo, dez.

— Os exercícios são a única forma comprovada de acelerar o metabolismo. Mesmo horas depois do treino, a velocidade de queima continua alta e, por isso, a pessoa emagrece — afirma o médico.

Outros comportamentos saudáveis ajudam a manter as reações do corpo em um ritmo normal. Dormir bem, por exemplo, é uma das dicas mais valiosas.

— Ao dormir, diminuímos a produção de cortisona, o que reduz o estresse e, como consequência, melhora a taxa metabólica — ensina.

Com o envelhecimento, entretanto, assim como para quem usa remédios contra depressão ou diabetes, o metabolismo vai diminuindo. Para essas pessoas, alguns alimentos são importantes.

— Os termogênicos, como as bebidas com cafeína, são muito interessantes — diz a endocrinologista Ana Cristina Belsito, do Hospital São Vicente de Paulo.

Fonte: Extra.globo.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s