Combinar Alimentos Para Extrair Maiores Benefícios à Saúde

A ingestão de combinações alimentares facilita a absorção de nutrientes e traz mais benefícios do que a ingestão de alimentos separados. Alguns alimentos, quando combinados com outros, podem potencializar seus efeitos e até ajudar no tratamento de doenças, como alergias, insônias e até alguns tipos de câncer.

Uma combinação que  faz  bem é o molho de tomate aquecido com azeite. Essa mistura ajuda a diminuir o colesterol porque o licopeno do molho de tomate é melhor absorvido e aproveitado pelo organismo quando aquecido e ingerido junto com uma fonte de gordura monoinsaturada, como o azeite.

Para melhorar a função intestinal,  recomenda-se o mamão papaya com chia, linhaça ou aveia.

O mamão possui papaína, que ajuda na digestão, e é melhor  digerido com os outros alimentos que contém fibras, substâncias que melhoram a absorção dos nutrientes e o funcionamento do intestino.

Além disso, as fibras ajudam a aumentar a sensação de saciedade e, quando combinadas com antioxidantes como a vitamina C, têm maior eficiência. Uma combinação que traz esses benefícios e ainda ajuda a emagrecer é o abacate com limão (rico em vitamina C) e aveia (fibras).

O limão também aumenta a absorção de catequinas, antioxidantes que protegem as células e aumentam a imunidade. O peixe branco possui essas substâncias e, quando consumido com limão, diminui o risco de câncer e derrames.

Para prevenir a osteoporose: semente de melão triturada com sucos, sopas ou feijão com arroz. O cálcio da semente de melão pode enriquecer essas preparações, ajudando também no crescimento de crianças.

Para reduzir o consumo de sal: sal de cozinha com ervas secas, como manjericão, alecrim, sálvia, tomilho ou orégano. A adição desses elementos reduz o sal na dieta e ainda melhora o sabor dos alimentos.

Para aumentar a saciedade: arroz integral, fonte de fibra, com cúrcuma ou açafrão, que têm poder antiinflamatório. Essa mistura ajuda na saciedade e tem alto poder antioxidante. O açafrão deve ser adicionado ao arroz no final da preparação.

Para melhorar o humor: banana com canela, aveia e castanhas picadas.

Para melhorar o desempenho cognitivo: suco de frutas vermelhas com gérmen de trigo. As frutas vermelhas possuem antocianinas e o gérmen de trigo possui colina, que ajudam o desempenho. O ácido elágico, presente na framboesa e na casca da uva, eleva a absorção do ômega-3 e favorece a ação da quercetina, antioxidante.

Para aumentar a imunidade: suco com 4 cenouras grandes, sem pontas e cortadas em pedaços grossos; mais 2 limões descascados e sem sementes, cortados em quatro; mais 1 colher de sopa de óleo de linhaça; mais 1 copo de suco de uva integral.

Fonte:Bem Estar

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