Açúcar pode causar dependência, como uma droga, revela pesquisa

Todo mundo sabe que consumir açúcar refinado em excesso faz mal pra saúde. Um novo estudo mostra que o brasileiro está abusando cada vez mais do doce. Agora cientistas descobriram mais um motivo para diminuir o uso do produto.

Ele é doce, mas pode ser perigoso. Pesquisas recentes constataram que o uso excessivo do açúcar refinado pode causar dependência, como acontece com o álcool e outras drogas.

“Eles acabam ativando os mesmos locais do cérebro onde a gente recebe a informação do prazer. É a mesma sensação de recompensa que você tem com o álcool, com outras substâncias”, explica o médico Luis Fernando Correia.

O açúcar tem colaborado para o aumento do número de pessoas obesas ou com doenças cardíacas, câncer e diabetes, segundo os cientistas.

Um levantamento feito pela Embrapa acendeu um sinal vermelho. No início da década de 30, o brasileiro consumia, em média, por ano, 15kg de açúcar. Já em 1990, este índice disparou e chegou a 50kg por ano.

A endocrinologista Vivian Ellinger afirma que não existe uma quantidade ideal de açúcar que se pode consumir. “Existe uma necessidade de se conscientizar. Ensinar às mães, aos adolescentes, aos familiares, a ler o rótulo, a ver a quantidade de açúcar que existe dentro daquilo que a pessoa está ingerindo”, diz.

É isso que acontece em uma escola de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. As crianças aprendem desde pequenas a limitar o consumo de açúcar. A alimentação escolar é controlada por nutricionistas.

“Diminuir bastante para a criança não criar esse hábito de consumir açúcar. Se ela começar, desde pequena, a consumir em excesso, ela vai se tornar um adulto que já vai ter esse hábito e vai acrescentar várias patologias”, alerta a nutricionista Elaine Machado.

As mães também aprendem com a orientação do colégio e com o exemplo das crianças. “A minha filha estava com o açúcar muito alto. Foi que eu descobri a tempo”, conta uma mãe.
Fonte:Bom Dia Brasil

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s