Maracujá


O maracujá é uma fruta de alto valor nutritivo. 
Rico em vitamina C e vitaminas do Complexo B (B2 e B5),
contém também quantidades razoáveis de sais minerais como Ferro, 
Cálcio e Fósforo.

A vitamina C é importantíssima ao organismo, porque dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos.

As vitaminas do Complexo B tem por função evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso, além de serem essenciais ao crescimento e evitarem a queda dos cabelos.

Cálcio e Fósforo são os minerais que participam da formação de ossos e dentes, constituição muscular e transmissão normal dos impulsos nervosos. Já o Ferro contribui para a boa formação do sangue.

Os poderes sedativos do maracujá são bastante conhecidos. Ele funciona no organismo como um suave calmante. As sementes do maracujá são um poderoso vermífugo.

Na hora da compra, escolha os de casca brilhante, lisa e firme, sem rachaduras ou manchas. Ela está maduro, bom para consumo imediato, quando cede à pressão dos dedos sem, contudo, romper a casca.

O maracujá maduro pode ser conservado em geladeira por 2 a 3 semanas. Quando verde, no entanto, deve ser guardado em lugar fresco e seco.

 

Seu período de safra vai de janeiro a julho.
Cem gramas de maracujá fornecem 90 calorias.

E ela vai para o lixo. Que desperdício, já que poderia virar uma farinha ótima para os diabéticos, cheia de pectina, fibra poderosa contra os picos de glicose

Na casca há uma concentração enorme de pectina, uma fibra solúvel que se transforma em gel dentro do estômago capaz de equilibrar a absorção de açúcar, colesterol e gorduras.

Essa substância ao ser ingerida leva a glicose e o colesterol dos alimentos até eliminá-los no bolo fecal. Torna lenta a entrada do açúcar no sangue, evitando picos de insulina, colaborando na manutenção dos níveis de glicose controlados.

O seu auxílio se estende também á perda de peso, por quebra á absorção dos carboidratos provocando saciedade.

Receita da farinha de maracujá

 Deixe 6 maracujás mergulhados por 20 minutos em água com vinagre. Depois, lave em água corrente.
– Corte-os ao meio e retire a polpa (que pode ser usada para fazer suco depois).
– Corte a casca em tiras e asse em forno médio por 30 minutos, até ficarem bem sequinhas.
– Espere esfriar e bata no liquidificador até virar uma farinha.
– Peneire e guarde num recipiente tampado.

Pra consumir, é só misturar a alguma coisa do seu cardápio – como suco ou iogurte – uma colher de sopa em cada refeição.

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