Conheça os benefícios dos orgânicos, cultivados sem agrotóxicos ou fertilizantes

Rio – Os alimentos orgânicos têm despontado como grandes aliados da saúde e conquistado cada vez mais destaque nas prateleiras dos supermercados, além de feiras exclusivas para sua comercialização. Livres de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos, estes alimentos concentram mais vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes. Além disso, nos quesitos aroma e sabor, eles também batem um bolão.

“Só o fato de os alimentos orgânicos não conterem aditivos químicos, utilizados na agricultura convencional, já é um ganho para o organismo. Produtos contaminados com agrotóxicos, fertilizantes artificiais ou pesticidas, a longo prazo, podem causar graves danos à saúde, como infertilidade, má formação do feto e até câncer”, observa o nutrólogo Edson Marques Freitas, da Associação Brasileira de Nutrologia.

Para aproveitar o máximo do potencial dos orgânicos, o especialista recomenda um maior consumo in natura desses alimentos, associado a um estilo de vida saudável. “O ideal é montar um cardápio natural, da entrada à sobremesa, que privilegie verduras cruas, legumes e frutas com casca. Saladas, vitaminas e sucos naturais são boas opções”, sugere o nutrólogo.

Para ter certeza de que está levando um produto orgânico para casa, o consumidor precisa estar atento ao selo de qualidade  na embalagem. “Somente este selo garante que o produto é certificado pelo Ministério da Agricultura, que analisa se todos os quesitos de cultivo orgânico são respeitados”, destaca Sylvia Wachsner, diretora técnica da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e coordenadora do Projeto OrganicsNet, que agrega produtores de vários estados brasileiros — no site (www.organicsnet.com.br), confira a rede de agricultores certificados.

TENDÊNCIA DE QUEDA DE PREÇO

Alimentos orgânicos são mais caros que os convencionais. Em média, o preço é até 40% mais elevado. “Quem os cultiva quase sempre é o pequeno agricultor. E é uma produção que preserva o solo, a qualidade da água, a saúde dos consumidores e dos produtores, e isso gera custos. Mas a tendência é que, com a popularização cada vez maior, o preço caia”, explica Sylvia Wachsner.

HORTINHA EM SUA CASA 

Em um vaso com furos,coloque terra, composto orgânico e húmus.

Espalhe areia por cima.

Plante as mudas ou sementes. Finque estacas para auxiliar o crescimento vertical.

Algumas espécies tem plantio o ano todo: abobrinha, agrião, alface, almeirão, berinjela, beterraba, cebolinha, cenoura, chicória, couve, espinafre, rúcula e salsa.

Fonte:Dia Online
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s